Síndrome de Down

O que é síndrome de down, suas causas, sinais físicos, prognósticos e doenças associadas

 A Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21 é a causa mais comum de atrasos de desenvolvimento psicomotor (cerca de 1/3 dos casos). Afeta todas as raças, com uma incidência de 1 para 800 nascimentos e está associada principalmente com a idade materna (principalmente se a mãe tem 35 anos ou mais). Atualmente é facilmente diagnosticada no período pré-natal através de um exame chamado OSCAR (One Stop Clinic Assessment of Risk ou, traduzido para o português, Avaliação de Risco de Anomalias Fetais em uma Única visita na Clínica)

Dr. Eduardo Nassar, Diretor Geral da CSD - Clínica Som Diagnósticos, mantém esse site como forma de difundir maiores informações sobre o assunto, bem como informar as vantagens da ultrassonografia 4d e da Translucência Nucal no diagnóstico dessa síndrome. Para maiores informações sobre o OSCAR, visite o site One Stop Clinic. Caso deseje saber maiores informações sobre o Dr. Eduardo Nassar, acesse a home page pessoal do mesmo clicando aqui.

Características da Síndrome de Down

É caracterizada pela hipotonia (flacidez muscular), aparência física e comprometimento intelectual. Alguns indivíduos podem apresentar todas ou apenas algumas condições, tais como olhos amendoados, dedos e pescoço curtos, flexibilidade excessiva nas articulações, pontos brancos nas íris, língua protusa, prega palmar transversal única, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé.

Criança com Síndrome de Down

As crianças afetadas encontram-se em desvantagem em relação às crianças que não possuem a síndrome, pois têm retardo mental de leve (QI 50-70) a moderado (QI 35-50), além das probabilidades de desenvolver sérias anomalias que podem afetar qualquer sistema corporal.

Portal Síndrome de Down é um website mantido por CSD Clínica Som Diagnósticos e Dr. Eduardo Nassar
Powered Websimples