Características da Síndrome de Down

Você está em - Home - Características da Síndrome de Down

É caracterizada pela hipotonia (flacidez muscular), aparência física e comprometimento intelectual. Alguns indivíduos podem apresentar todas ou apenas algumas condições, tais como olhos amendoados, dedos e pescoço curtos, flexibilidade excessiva nas articulações, pontos brancos nas íris, língua protusa, prega palmar transversal única, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé.

 

As crianças afetadas encontram-se em desvantagem em relação às crianças que não possuem a síndrome, pois têm retardo mental de leve (QI 50-70) a moderado (QI 35-50), além das probabilidades de desenvolver sérias anomalias que podem afetar qualquer sistema corporal.

 

Expectativa de vida na Síndrome de Down

 

Muito se tem estudado sobre a Síndrome de Down. Graças aos avanços da medicina, a expectativa de vida dos indivíduos vem aumentando gradativamente ao longo dos anos. Em 1947, a expectativa de vida girava em torno de 12 a 15 anos. Já em 1989, foi observado que os indivíduos podiam chegar até os 50 anos. Atualmente, a expectativa de vida de quem possui a síndrome é bastante parecida com a da população em geral, podendo chegar até os 70 anos.